17 junho, 2007

A inveja produz profundas lesões na vida espiritual


A inveja produz profundas lesões na vida espiritual, tão séria a ponto de lançar os que a cultivam nas trevas eterna. É um pecado que passa desapercebido pelos que estão próximos, mas, que consome a vida que a hospeda.
Quando criticamos alguém, quando diminuímos, ofendemos, quando temos necessidade de falar mal de alguém, provavelmente estamos nos sentindo inferiores a ele. A inveja é a incapacidade de ver A LUZ DAS OUTRAS PESSOAS, A ALEGRIA, O BRILHO, A LUMINOSIDADE DE ALGUÉM.

«De todas as características que são vulgares na natureza humana a inveja é a mais desgraçada; o invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm. Se puder, priva os outros das suas vantagens, o que para ele é tão desejável como assegurar as mesmas vantagens para si próprio. Por que é que o médico deve ir ver os seus doentes de automóvel quando o operário vai para o seu trabalho a pé? Por que é que o investigador científico pode passar os dias num quarto aquecido, quando os outros têm de expor-se à inclemência dos elementos? Por que é que um homem que possui algum talento raro de grande importância para o mundo deve ser dispensado do penoso trabalho doméstico? Para tais perguntas a inveja não encontra resposta. Afortunadamente, porém, há na natureza humana um sentimento compensador, chamado admiração. Todos os que desejm aumentar a felicidade humana devem procurar aumentar a admiração e diminuir a inveja.»( Bertrand Russell, in 'A Conquista da Felicidade')

Inveja: tristeza pela felicidade alheia ou alegria pelo mal do outro?

Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios

O invejoso dá conselho a quem não lhe pede.

A inveja é amiga mais próxima do ressentimento

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um invejoso.

Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios

Inveja. Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana.

Há certos pecados que se cometem por tristeza, como despeito e a inveja.

Inveja (Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem

A inveja que fala e que grita é sempre inofensiva..

1 Comentários:

Blogger Leonardo Miranda disse...

Meus parabéns! Você escreve muito bem! Cavalga em frases poderosas!

sexta-feira, outubro 17, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial